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Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

5 Passos para uma alimentação no feminino

Por Filipa Vicente

Nutricionista

 

 

 

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Quer emagrecer? Tonificar? Ou pretende apenas optimizar a sua saúde? Não interessa, estes 5 passos são essenciais para todos os objetivos porque permitem, dia após dia, fornecer ao seu corpo os nutrientes essenciais para uma vida plena e saudável.

 

  1. Comece bem o dia. Pode acordar mais cedo antes de começar a confusão ou pode tomá-lo no local de trabalho mas não menospreze a importância de um bom pequeno-almoço. Pode ser simplesmente uma fatia de pão multicereais com queijo fresco magro ou ovo cozido, uma peça de fruta e um chá sem açúcar.
  2. Beba apenas água e beba suficiente. A água é a única bebida que realmente hidrata o seu corpo, não tem calorias logo nunca a vai engordar. Beba 4 a 8 copos de água por dia, se pratica exercício diariamente, se sente que o seu intestino é preguiçoso ou se tem tendência para uma pele seca, reforce progressivamente esta quantidade.
  3. Não seja refinada. Escolha alimentos nutricionalmente densos, o menos processados possível para minimizar os três ingredientes mais perigosos na sua saúde: açúcar adicionado, gordura hidrogenada e sal (como aditivo). Consulte a lista de ingredientes e não a tabela de calorias, se tem mais de 5 ingredientes esqueça.
  4. Ingira proteína qb. Ingira uma fonte de proteína de alto valor biológico em todas as refeições, pode ser ovo, queijo fresco pouco gordo, peito de peru ou de frango, atum, salmão fumado, entre outras carnes ou peixes. Não faça snacks de fruta e bolacha nem jantares de sopa e fruta pelo bem da sua tonificação muscular.
  5. Não petisque, faça refeições estruturadas. Se tem muita fome entre refeições, faça lanches dentro de 2h mas resista seriamente à tentação de estar sempre a comer. Vigie a sua ingestão de hidratos de carbono e aposte mais nas gorduras saudáveis como os frutos secos ou os cremes de amêndoa, abacate ou hummus. Não perca o próximo artigo sobre snacks saudáveis para ter algumas ideias, e largue esse pacote de frutos secos aberto.

 

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