Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

A Tríade Feminina do desporto | Saúde

A Tríade Feminina do desporto

 

 É uma praticante de exercício físico regular e intenso? Fique atenta a estes sinais:

  • Amenorreia
  • Perda de apetite / Compulsões alimentares
  • Osteopénia/Osteoporose (perda de massa óssea)

ginastica.jpg

 

 

 

O exercício tem inúmeros benefícios na saúde mas em excesso tem um papel agressor e pode ter tantos ou mais malefícios que o sedentarismo. Deve encontrar um equilíbrio entre o exercício como fonte de prazer, saúde e performance.

Estes sintomas são especialmente comuns em atletas de competição, sobretudo nas idades mais jovens mas com a pressão social actual e com a tendência crescente do fitness e da prática de exercício “no pain no gain”, começa a aparecer mesmo em praticantes de lazer.

 

  • Se pratica exercício físico intenso diariamente (4 a 6 sessões por semana, pelo menos 60 minutos)
  • Sente que a sua performance não tem melhorado
  • Por vezes os músculos estão doridos e sensíveis, sendo necessário apelar à sua força de vontade para ir ao ginásio, ou vai porque não quer faltar
  • Quando chega a casa, tem muita fome e tem mais dificuldade em controlar as quantidades embora esteja numa tentativa de seguir um plano alimentar restritivo

 

E além disso, tem ciclos menstruais irregulares, mais dolorosos e abundantes

 

Assegure-se que a frequência, intensidade e tipo de exercício é adequado para si. Além disso, não corte para metade as porções na tentativa de emagrecer mais rápido e evite a restrição de hidratos de carbono, sem o devido acompanhamento profissional de um nutricionista.

 

O que a leva a esta tríade perigosa é justamente comer pouco e treinar muito? Não vai ter mais resultados assim e vai prejudicar a sua saúde.

 

active-84646_1920.jpg

1Filipa.jpeg

 

https://www.facebook.com/afilipanutricionista?fref=ts
https://www.filipavicente.net