Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Alimente o seu cabelo, pele e unhas

woman-657474_1280.jpg

 

Por Filipa Vicente

Nutricionista

 

O que comemos influencia o nosso interior mas também o nosso exterior e os primeiros sinais de carência em nutrientes essenciais sentem-se justamente nos órgãos menos importantes para a sobrevivência como a pele, o cabelo e as unhas.

Uma alimentação saudável e equilibrada fornece os nutrientes mais importantes diariamente mas, entre todos, quatro nutrientes são essenciais para uma pele bonita: 

  • Biotina – uma vitamina do complexo B, essencial para estimular e manter os folículos do couro cabeludo saudáveis. As nossas fontes de vitaminas do complexo B por excelência são os cereais, no entanto dado que temos alimentos cada vez menos processados pode ser necessária uma suplementação.
  • Zinco – um mineral crucial na renovação constante dos tecidos corporais. A carne vermelha e o marisco são fontes por excelência de zinco, a par dos frutos secos gordos.
  • Vitamina C – determinante na síntese de colagénio, a proteína que constitui todos os tecidos do corpo. A fruta e as hortaliças frescas são as fontes por excelência.
  • Betacaroteno – esta forma de provitamina A é determinante na manutenção das células de todos os epitélios, mas sobretudo na pele. Pode ser encontrado na fruta e hortaliças sobretudo de cores vivas como a laranja, manga, papaia, abóbora e cenoura.

 

 

logotipo Filipa Vicente (1).jpg

 

 

https://www.facebook.com/afilipanutricionista?fref=ts