Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Sab | 07.05.16

Aquafaba | Claras fingidas ou a magia do grão de bico

 

aquafaba.jpg

 

Conhece a aquafaba?

"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" esta célebre frase do pai da química moderna (Lavoisier) faz juz a esta fantástica e encantadora receita. Trata-te da utilização, para substituição das claras de ovo, em bolos, sobremesas e pães do "caldo" resultante da cozedura do grão de bico.

É uma liquido maravilhoso que permite fazer, na culinária e doçaria,  tudo o que se faz com as claras em castelo.

 

Como proceder?

Coza o grão de bico, previamente demolhado, e logo que esteja cozido retire o grão e  deixe ferver o "caldo" destapado e em temperatura média, até reduzir para metade e ficar concentrado.

Deixe arrefecer e use o liquido gelado batendo numa batedeira ou robot de cozinha, entre 6 a 10 minutos, dependendo da quantidade. Recomendo que comece com uma velocidade baixa e vá aumentando progressivamente, pode juntar umas gotinhas  de limão. Quando a mistura tiver duplicado está pronta para utilizar nas suas preparações sejam elas quais forem.

 

Nota: Para eliminar qualquer vestígio do sabor a grão use umas gotas de baunilha ou aromatize com raspa de laranja ou limão.

Pode também usar a água das latas de conserva, quer sejam de grão, feijão ou de ervilhas. Se usar esta última solução não esqueça que já contém sal e por isso recomenda-se a sua utilização em receitas salgadas.

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.