Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Arroz sem arroz | Acompanhamento

Arroz de couve flor.jpg

 

Arroz sem arroz é mais um acompanhamento que surpreende! Eu direi mesmo magnífico...

Tem várias qualidades:  quase não tem hidratos, é super agradável, tem uma textura e sabores que se adaptam a quase tudo, como o arroz, por outro lado  é rico em vitaminas e sais minerais e pobre em calorias.

 

1 couve flor pequena

3 dentes de alho 

1 chávena de chá de leite quente

2 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite magro 

sal e pimenta q.b.

1 pitada de coentros em pó

 

Lave e seque bem a couve-flor e corte-a em pequenos ramos, de tamanhos semelhantes, e triture-a grosseiramente, no robot de cozinha ou no liquidificador.

Aloure o alho numa frigideira onde aqueceu previamente o óleo de coco, ou o azeite, junte-lhes a couve-flor triturada e cozinhe por  5 minutos, acrescente em seguida o leite quente e cozinhe por mais cerca  7/10, deixando que o leite seque completamente, verifique se está cozida de acordo com o seu gosto, a ideia é que fique "al dente".  Retifique de sal e tempere com pimenta.

Sirva quente como acompanhamento de peixe ou carne ou  Caril de Tofu (ver foto).

Entretanto se quiser usar o "arroz sem arroz", sem tempero e de uma forma mais neutra, pode cozinhá-lo no microondas. Triture a couve flor e deposite-a num pirex fundo, sem qualquer líquido, tape com película aderente e leve ao microondas entre 7 e 12 minutos dependendo da quantidade. Uso esta versão para misturar na confecção de pães e de bases para piza

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada

 

arroz de couve flor 2.jpg

 

 

8 comentários

Comentar post