Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Bacalhau no forno com puré de grão

A pesca do Bacalhau pelos portugueses é anterior a 1353. Data dessa época o primeiro acordo entre Portugal e Inglaterra para a pesca do do bacalhau. O acordo permitia aos portugueses pescar por um período de 50 anos nas costas inglesas. Não se estranha, por isso, que existam "mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau". Assim, apresentamos, hoje aqui, a 1002ª  :)  Trata-se de uma variação muito fácil de preparar, e muito equilibrada nutricionalmente. 

bacalhau no forno com puré de grão.jpg

 

 

puré de grão.jpg

 

1 lata grande de grão

3 cenouras grandes

1 molho de espinafres

1/2 pimento vermelho escaldado

3 postas de bacalhau cozido e limpo de peles e espinhas

4 dentes de alho

Azeite, sal e pimenta qb

3 ovos batidos

 

Na picadora junte o grão, ao qual já se retirou a pele previamente, as cenouras e 1 dente de alho e faça um puré. 

Se estiver muito seco acrescente uma chávena de água da cozedura do bacalhau. Tempere a seu gosto, verta para uma travessa de ir ao forno e alise. Espalhe por cima o bacalhau.
Leve ao lume os restantes alhos picados e o pimento às tiras, o azeite e vá mexendo. Passados 2 ou 3 minutos junte os espinafres para murchar apenas um pouco. Escorra o líquido que se formou e espalhe os espinafres secos por cima do bacalhau. Acrescente os ovos e leve ao forno a gratinar.

 

 

bacalhau.jpg

 

bacalhau no forno.jpg