Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Biomassa de banana verde | Cozinha alternativa

Biomassa de banana verde

 

O que é a biomassa de banana verde?

É uma pasta incrivelmente versátil, com um sabor neutro, feita a partir  partir de bananas verdes cozidas e cuja fórmula está a ser testada por nós com enorme sucesso!!! Todas as informações que temos recolhido sobre a biomassa da banana verde convergem não só na sua versatilidade na cozinha, como nos inúmeros benefícios para a saúde uma vez que é considerada um alimento funcional - depois de cozida tem um teor de amido resistente semelhante ao das fibras, ou seja, não é digerido nem absorvido. Dos inúmeros beneféicios destacamos: o equilíbrio da flora intestinal, a manutenção e a perda de peso, a diminuição do colesterol...

Nesta receita a única coisa que não é fácil é comprar bananas realmente verdes, no supermercado só aparecem às vezes.  

 

Como fazer a Biomassa?

Lave e limpe  as bananas  e leve-as a cozer, com a casca, na panela de pressão, cobertas de água. Conte 10 minutos depois de levantar a pressão. Desligue o fogão e deixe arrefecer sem extrair o vapor.  

Escorra as bananas, descasque-as, deixe arrefecer um pouco e triture-as ainda quentes para ser mais fácil, no robot de cozinha, ou no liquidificador, se achar necessário acrescente um pouco de água quente mas pouco para ajudar a triturar. Tenha o cuidado de ir triturando, aos poucos e parar várias vezes, para não esforçar a máquina uma vez que a pasta é densa.

.

Como utilizar?

Leve ao frigorífico num recipiente de vidro, com tampa. Se achar que não vai consumir tudo antes de 7 dias congele uma parte.O ideal é congelar nas cuvetes de gelo e ter sempre a biomassa  pronta para qualquer preparação. As pequenas porções descongelam rapidamente e no verão, o gelo dá um toque especial a alguns pratos e smothies.

 

Em que receitas utilizar?

Em gelados, em receitas de sobremesas, molhos, pães... melhora a textura dos bolos e torna-os mais macios. Em batidos e smothies, para engrossar sopas e cremes de legumes, patês, biscoitos, mousses doces,  para comer às fatias polvilhada com canela  e acompanhada com queijo fresco e em tudo o mais que a sua imaginação permitir....

 

Fique atenta porque vamos publicar aqui muitas receitas com a fantástica biomassa!!!

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada

2 comentários

Comentar post