Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Bolo Rei de enchidos

Bolo Rei de enchidos.jpg Absolutamente delicioso e tentador. Fica com uma crosta crocante e com um sabor muito agradável. Aconselhamos a selecionar carnes mais magras para proteger a sua saúde.

 

NOTA: Testámos esta receita no robot de cozinha (cuisine companion) mas quem não tiver e quiser fazer o bolo pode fazê-lo na mesma. O robot só serve para nos ajudar a bater a massa sem nos cansarmos. O método tradicional de amassar à mão ou com uma batedeira de massas, também resulta bem, embora demore mais tempo!

 

500 gr de farinha tipo 65

1 quadradinho de fermento de padeiro

1 dl de leite morno

1 pitada de sal

2 ovos

0,5 dl de aguardente

1 dl de azeite 

100 gr de bacon

150 gr de chouriço

150 gr de presunto

1 colher de sopa de salsa picada

azeitonas pretas

 

 

Deite o leite no copo do robot de cozinha (Cuisine Companion) com a lamina de amassar triturar, e aqueça por 3 minutos, a 70º velocidade 3. Dissolva o fermento no leite morno e junte 100g de farinha, misture tudo selecionando o programa de massas P1. Proteja o copo para o manter quente e deixe levedar até dobrar o volume.


Quando dobrar misture a restante farinha com o sal e envolva selecionando o programa de massas P2. Pelo orifício vá adicionando os ovos, o azeite e a aguardente.

No fim deste tempo a massa deve descolar da taça. Se não descolar polvilhe-a com farinha e programe novamente P1.Proteja novamente a taça e deixe levedar cerca de 60 a 90 minutos.


Entretanto pique a linguiça e o chouriço e corte o presunto em cubinhos.
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e disponha por cima os pedacinhos de bacon, chouriço, fiambre e a salsa picada.

Enrole a massa até obter um rolo. Forme o bolo com um buraco no meio e pincele com o ovo batido e decore com tirinhas de presunto, rodelas de chouriço e azeitonas coloque num tabuleiro e leve a meio do forno a 180°c durante 40 m.

Bolo rei de enchidos 2.jpg

 

2 comentários

Comentar post