Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Bolo Rei | Receitas de Natal

Bolo Rei.jpg

 

O bolo rei é mesmo o grande master da mesa dos doces de Natal. Para quem não dispensa as sobremesas mais light e com menos gordura e açúcar aqui está uma versão melhorada da tradicional....


100g de açúcar amarelo ou mascavado
130ml de leite
70g de óleo de coco
3 gemas de ovos
1 gema para pincelar
1 saqueta de fermento de padeiro seco 
30ml de sumo de laranja
30ml de vinho do Porto
420g de farinha
1 pitada de sal
frutos secos qb 
frutas cristalizadas qb de acordo com o gosto (costumo raspar o excesso de açúcar ou mesmo dispensá-las)

casca de 1 laranja cortada fininho sem a parte branca
casca de 1 limão cortada fininho sem a parte branca
 

No Robot de cozinha (usei o CC) na  velocidade 8, durante 60 a 80 segundos , com a lâmina de amassar reduza as cascas dos citrinos juntas com o açúcar a uma pasta fina. Reserve à parte.

Não precisa de limpar o copo - coloque o leite agora a manteiga e o leite na  velocidade 5, a  90º durante 2 minutos e 30 segundos. Adicione a pasta obtida com o açúcar e as cascas de citrinos à mistura de leite e da manteiga, e deixe programe 45 segundos na velocidade 3.
Em seguida programe programa massas P2  e junte vá adicionando, pelo orifício central, enquanto a máquina vai misturando os ingredientes,  as gemas de ovos, o sumo de laranja,o vinho do Porto e o fermento. Junte em seguida a  farinha e o sal.
Reprograme o P2 para massas até ao fim do programa. No fim deste tempo a  massa não deve colar às paredes do copo; se colar, adicione um pouco mais de farinha até que ela fique boa e bem amassada.
No fim do programe polvilhe com um pouco de farinha, faça uma cruz na massa e introduz a tampa  deixe a massa levedar para o dobro dentro do copo cerca de duas horas.
Volte agora a bater  a massa na velocidade 5/6 durante 2 minuto enquanto vai introduzindo os frutos secos.

Retire a massa da taça e coloque-a sobre papel de forno enfarinhado. Dê-lhe a forma de bolo rei deixando um buraco ao meio (eu não dei e arrependi-me, porque no meio ficou um pouco encruado - ver foto).
 
Transfira para um tabuleiro e pincele com a gema de ovo, decore com mais frutos secos e frutas cristalizadas. 
Deixe levedar novamente.
Leve ao forno a 180º durante 30/35 minutos.
 
 

1 comentário

Comentar post