Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Chá de gengibre

 

gengibre.jpg

 

O gengibre é uma das plantas medicinais mais antigas e populares do mundo.

Há quem a classifique como especiaria. A verdade é que é amplamente utilizada na cozinha e na medicina tradicional chinesa e ayurvédica, para dar paladar, conferir sabor, despertar emoções gastronómicas e tratar inúmeras patologias.

Amplamente usado por todo o mundo, entrou também nos hábitos dos portugueses tornando-se comum nos supermercados e nas cozinhas nacionais. Com efeitos reconhecidos por todos, é usado para aliviar sintomas como inflamação, doenças reumáticas, desconfortos gastrointestinais, gripes, tosse, dor de garganta, perda de apetite, diarreia e vómitos. É utilizado  em banhos e compressas quentes, para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e dores na coluna.

Os nutricionistas recomendam-no, em chá, para acelerar o metabilismo e por isso entra também, nas receitas para dietas de emagrecimento dos mais afamados nuticionistas, pelos efeitos terapêuticos conhecidos na digestão e trânsito intestinal. 

D acordo com uma pesquisa de 2010 de Hernani Pinto de Lemos Júnior André Luis Alves de Lemos da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Centro Cochrane do Brasil conclui-se que, dos diversos estudos de casos com este tubérculo "o gengibre pode ser incorporado como um importante adjuvante na prevenção de náuseas e vômitos" antes de serem utilizados terapêuticas alopáticas convencionais. 

Para a utilização em chá, coloque uma colher de chá de gengibre ralado, ou cortado em fatias finas, num litro de água e deixe ferver 8 minutos, tape e deixe amornar.Pode beber quente ou frio. Se não apreciar o sabor do gengibre, pode juntar um pau de canela ou uma colher mel ou ainda uma casca de limão.

Na cozinha confira sabor aos pratos, sobretudo de carne e de legumes, com gengibre ralado, às lascas ou em pó!. Com um sabor muito intenso esta "especiaria" é utilizada em várias receitas de bolachas e bolos. 

 

Outras fontes:

http://www.dailybitesblog.com/2011/09/29/how-to-use-store-fresh-ginger/

http://www.finecooking.com/articles/cooking-with-fresh-ginger.aspx

http://allrecipes.com/howto/peeling-ginger/

http://www.bbcgoodfood.com/content/knowhow/glossary/ginger/