Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Churrasco vegetariano | Cozinha saudável

Churrasco vegetariano_Maria Ótimajpg

 

 

Nesta altura do ano é frequente os amigos reunirem para uma “churrascada”.

Misturam-se carnes mais tradicionais, e que são também as mais gordas: entrecosto, febras e enchidos. Tudo bem regado com um bom tinto ou cerveja.

É uma delícia…mas!!! Há um MAS muito grande é que no final nos sentimos completamente em falta com tudo o que havíamos prometido fazer …e lá voltamos nós a não querer subir à balança para enfrentar a realidade.

 

O que fazer então? Não participar nestes grupos e isolar-me só porque gosto de alimentação saudável e de cuidar da minha saúde e corpo?

Não! A solução é mais simples. Um churrasco vegetariano.

Vai surpreender-se pelo sucesso que terá entre os seus amigos.

Se foi convidado leve as espetadas, já preparadas em casa e peça para as grelharem, mas leve uma boa quantidade a contar com os outros porque elas serão tão atrativas que vão desaparecer e corre o risco de ficar sem almoço.

Escolha os legumes e frutas da sua preferência e ouse:

 

Para as espetadas:

Beringelas

Tomate

Pimentos verdes, amarelos e vermelhos

Cebolas

Cogumelos frescos

Cenouras

Beterraba

Nabo

Tofu

Seitan

Maçã

Pêssegos

Ananás

 

 

Costumo apenas cortar os legumes em pedaços não muito grandes e harmonizá-los nos espetos misturando a fruta e os legumes para criar uma paleta de sabores diferenciados.

Há legumes que gosto de temperar previamente com alho em pó e órgãos e pincelar com azeite, é o caso da beringela e da courgette. Não uso sal por opção.

 

Em alternativa aos espetos:

  • “Febras” de Beringela ou de courgette. Aproveite o comprimento e corte fatias não muito grossas de tempere com molho de soja, alho em pó, azeite e orégãos deixe meia hora pelo menos antes de grelhar
  • Banana com casca: Coloque-a diretamente na brasa até ficar bem assada.
  • Batatas doces: escolha as mais finas e embrulhe em papel de alumínio, ponha diretamente nas brasas.

Lembre-se de fazer saladas variadas de alface, rúcula, agrião, aipo, rabanetes, cebolas, courgette, pepinos, pimentos, hortelã e coentros.E claro, para além do azeite e do vinagre um bom molho vinagrete e alguns molhos de iogurte também seriam bem vindos para acompanhar tudo.

Regale-se e prepare-se para ser o centro das atenções da festa.

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada