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Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Como seduzir a família para a alimentação saudável | Cozinha Ótima

Com o bom tempo os fins de semana em família têm um sabor ainda melhor, na esplanada de casa, na varanda ou mesmo com o brilho do sol a inundar a sala de refeições ou a cozinha, estas saudáveis sugestões coloridas e saborosas vão ajudá-la a manter a linha, a sentir-se motivada e a  seduzir a família na senda da alimentação saudável.
Lembre-se de algumas regras de ouro:

1- Um(a) sedutor(a) é tolerante!!! Seja persistente mas "Roma e Pavia não se fizeram num dia", por isso, não queira atingir os seus objetivos todos de uma vez. Consiga pequenas mudanças, conquiste pela confiança e faça algumas cedências. Celebre cada vitória de forma saudável.

 

2- Os olhos comem primeiro. Reúna por isso os ingredientes que mais agradam a todos e use-os para compor os pratos. Use e abuse da criatividade na apresentação. Peça colaboração e aceite  sugestões mesmo que tenha que ceder nalguma coisa!

 

3 - Se comprar ingredientes não saudáveis é certo e seguro que os terá à mesa, por isso, exclua da sua lista de compras os produtos que deve pôr de lado e inclua os que pretende que façam parte do seu novo cardápio.

 

4 - Mantenha um jogo ativo com os filhos. Introduzir um ingrediente novo, uma receita, ou uma atividade saudável todas as semanas e passar a usá-lo/a regularmente. Premeie a persistência com brunch de fim de semana, um chocolate preto com mais de 80% de cacau, uma sobremesa saudável.

 

Veja as nossas ideias para pequenos almoços. Eu fico rendida ao colorido e variedade de sabores:

 

 

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 1 -  Misture frutas variadas e coloridas junte um pouco de granola e um fio de mel 

 

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 2 - Iogurte grego natural ligeiro com frutos secos. As passas dão um sabor adocicado pelo que já não precisa de outro açúcar para além da frutose das passas.

 

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  3 - Iogurte grego natural ligeiro com com amêndoas laminadas torradas e uma colher de sopa de mel.

 

 

 

 

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 4 - Batidos de fruta com iogurte ou leite são sempre muito apelativos e saborosos. Junte-lhes um pouco de hortelã, whey protein, ou kefir em vez de iogurte.

 

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 5 - Para levar para o lanche na escola ou para trabalho. Use um frasco, com tampa que vede bem,  para preparar de véspera um belo smothie e mantenha-o no frigorífico. Pode usar sementes de chia, iogurte, sumo de limão ou de laranja, fruta esmagada, linhaça moída, coco ralado, água de coco, ou leite de coco, bebidas de aveia ou arroz  e as futras que tiver à mão, etc. Deixe sempre que as sementes de chia hidratem de um dia para o outro.