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Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Empadinhas especiais | com farinha de frango

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Estas empadinhas podem ser feitas com qualquer aproveitamento de legumes já pré cozinhados.

Tinha esparguete de legumes (de courgette, cebola e batata doce) e aproveitei para usar a farinha de frango que tinha congelada.

A grande surpresa em relação à farinha de frango é que não estava em bloco.  Foi muito fácil meter a colher e separar a farinha, apenas ficaram alguns grânulos como os do açúcar amarelo mas que se desfazem facilmente tal como os do açúcar. Portanto a minha conclusão é de que não vale a pena guardar esta farinha no frigorífico uma vez que não aguenta mais do que dois dias. Por outro lado, no congelador há muito mais garantias de manter o produto com a qualidade alimentar que se exige e é de fácil utilização.

A farinha de frango pareceu-me uma experiência muito interessante, positiva e saborosa, as empadinhas e os pãezinhos que fiz ficaram fofos,e com uma textura semelhante à da farinha convencional. É para repetir!

 

Posto isto vamos à próxima experiência: 

Esta receita dá para 6 empadinhas

Ingredientes:

óleo de coco ou azeite ( para untar as formas)

Legumes pré-cozinhados

4 ovos

5 colheres de sopa de farelo de aveia

10 colheres de sopa de farinha de frango

1 colher se chá de fermento em pó

3 colheres de sopa de iogurte magro 

noz moscada qb

sal e pimenta qb

 

Em tabuleiros com formas individuais, bem untados com óleo de coco ou azeite,  disponha os legumes variados pré-cozinhados até um terço do volume da forma ou no limite até metade. 

Num recipiente medidor com bico  para ajudar a verter os líquidos misture os o iogurte com os ovos e em seguida o farelo e a farinha de frango, por último a noz moscada e o sal e a pimenta. Bata tudo muito bem e verta nas formas dos tabuleiros,  deixando cerca de um centímetro para que cresçam. 

Leve ao forno a 180º entre 30 a 40 minutos.

Uso estas empadinhas para pequenos lanches entre as refeições. São fáceis de transportar e são altamente proteicas, conjugando também as vitaminas dos legumes.

Pode, no entanto, usá-las como refeição acompanhadas de uma boa salada ou, por exemplo, de esparguete de legumes (receita aqui). Se preferir outro acompanhamento pode escolher aqui

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Muito Obrigada

 

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