Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Farelo de aveia versus flocos de aveia | conheça as diferenças

20151112_213723.jpg

20151112_213733.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se tem dúvidas sobre a diferença entre o farelo de aveia - que entra em quase todas as nossas receitas,  Maria Ótima, e os flocos de aveia saiba que apesar da sua proveniência comum há muitas características que os distinguem. 

A aveia é um cereal em grão que é transformado  em farinha, em farelo, ou em flocos de diferentes espessuras e tamanhos:

Quando o grão inteiro é processado, ou esmagado, converte-se em flocos de aveia, esse é o produto que normalmente usamos para a preparação de pequenos almoços, misturando com água a ferver e depois com fruta e iogurte ou para as famosas papas de aveia ou ainda biscoitos de flocos de aveia. No mercado existem dois tipos de flocos uns mais prensados e por isso mais finos e outros mais espessos e chamados de regulares. A única diferença está no processamento mas trata-se do grão inteiro em qualquer das opções.

Para a obtenção dos farelos de aveia os grãos passam por outro tipo de moagem e de peneira que vai separar o farelo da farinha - ou seja, trata-se de recolher a camada externa do grão. Dito de uma forma mais objectiva -  a casca. É isso o farelo! O farelo de aveia tem mais fibra e proteína do que os flocos mas perde nas qualidades nutritivas. 100 g de farelo de aveia tem 246 calorias enquanto 100g de flocos de aveia têm 328 calorias.

Os flocos por serem constituídos pelo grão inteiro, são mais rico em termos nutritivos e perdem na fibra. Pelo seu alto teor em fibra este cereal é um excelente aliado numa dieta de emagrecimento, desde que consumido com moderação,  uma vez que atua como coadjuvante do intestino promovendo a libertação de toxinas. São-lhe ainda reconhecidas propriedades diuréticas, saciantes e anti-stress. Ajuda a baixar o colesterol uma vez que contém ácidos gordos insaturados.

A aveia, é extremamente rica em proteínas, e são relevantes as quantidades de cálcio, magnésio,  fósforo,  ferro, zinco e enxofre. 

Pessoalmente consideramos a aveia, em farelo, muito versátil na cozinha pelo gosto subtil e pela sua textura fina, entra bem na preparação de bolos, pães e de biscoitos, (sobretudo nas nossas versões mais light.) sendo a opção que mais fibras fornece. Integra facilmente a confecção de qualquer prato, na nossa cozinha, desde o pequeno almoço, à sopa, ao prato principal e até à sobremesa. Recomendamo-la por isso e nunca falta na nossa dispensa.

 

Quanto aos flocos também usamos mas com maior moderação, por conter um índice calórico mais elevado.

Agora que já conhece as grandes qualidades da aveia observe as imagens e habitue-se a distinguir uma da outra e a fazer as suas opções culinárias.

 

aveia planta.jpg

 

 

3 comentários

Comentar post