Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Há solução para as dores nas costas?

Por Lídia Oliveira 

Fisioterapeuta

 

 

 

As dores da coluna vertebral são as mais frequentes queixas dolorosas da espécie humana (Ponte, C. 2015).

Cervicalgias, dorsalgias e lombalgias são, em todo o mundo desenvolvido, causas comuns de ida ao médico de família e de elevado absentismo (Ponte, C. 2015).

As lombalgias são as raquialgias mais frequentes, atingindo cerca de 80% da população pelo menos uma vez na vida. Embora menos frequentes que as lombalgias, as cervicalgias também afectam parte significativa da população com prevalências entre 18 e 41% (Ponte, C. 2015).

A maioria das raquialgias é aguda e de natureza mecânica, melhorando significativamente em cerca de 70% dos casos após 4 semanas. No entanto, a recorrência é a regra. A cronicidade (sintomas durante mais de 3 meses) ocorre em 5% dos doentes com lombalgias e cervicalgias (Ponte, C. 2015).

 

Principais causas:

- Más posturas

- Sedentarismo

- Traumatismos

- Factores psicossociais

(Toscano, J. 2010; Júnior, M. 2010)

 

Porquê procurar um fisioterapeuta?

Na tentativa de aliviar as dores, muitos de nós acabamos por recorrer ao uso de medicamentos. Na verdade, trata-se de uma opção temporária que não vai resolver o problema como um todo e as dores tendem a manifestar-se novamente, mais cedo ou mais tarde.

O verdadeiro tratamento para essas dores deve ser feito com uma avaliação inicial detalhada de maneira a identificar as causas dos sintomas. É a partir daí que o profissional poderá oferecer o direcionamento correto do atendimento para cada caso específico.

O fisioterapeuta dispõe de várias ferramentas de avaliação e de várias técnicas que, para além de aliviarem e/ou eliminarem a dor, permitem uma manutenção do bem-estar físico e psicológico.

 

Lídia Oliveira

Fisioterapeuta e Osteopata

Atende também ao domicilio na Região de Lisboa e Margem Sul do Tejo 

Contacto: 914321018

dores.jpg