Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Hamburgueres de atúm - Sem pecado

 

 

 

hamburguer de atúm no prato.jpg

Estes hambúrgueres de atum são uma verdadeira tentação 

Normalmente faço a massa e deixo no frigorífico e à medida que vou precisando vou grelhando, pelo que nunca me preocupo com as quantidades. Uso habitualmente 1 lata de 900g de atum em óleo ou duas de 380g. Para um resultado mais fit pode usar atum em água.

 

Receita para para 900g de atum ou seja 600 de atum escorrido:

1 lata de atum 900g/peso escorrido 600g

2 colheres de sopa de iogurte natural (uso o grego ligeiro)

4 colheres de sopa rasas de farelo de aveia

1 ou 2 dentes de alho 

1 cebola média ou pequena

1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco

especiarias a gosto (uso os moinhos com várias especiarias do Aldi e do lidl)

1 colher de café de gengibre em pó (se gostar)

1 ou 2 claras de ovo ( consoante o tamanho do ovo)

Sementes de sésamo e flocos de aveia q.b. para passar os hamburgueres antes de grelhar (normalmente utilizo 2 partes de sésamo para uma de farelo de aveia)

 

Pique a cebola e alho muito finamente e passe-os pelo azeite/óleo de coco para dar um toque de sabor, deixando que a cebola fique bem macia. (normalmente não uso gordura, uso apenas água porque evito refogados).

Desfaça o atum já escorrido e adicione-lhe  um a um os ingrediente. Mexa bem e por fim junte a cebola e o alho. Retifique os temperos das especiarias e envolva as claras. 

Tem de ficar uma pasta de modo a poder moldar bolas que depois de espalmadas e passadas por uma mistura de sésamo e farelo de aveia devem grelhar numa frigideira antiaderente.

Sirva quente, no prato ou no pão, acompanhado de salada verde, esparguete de legumesBatatas doces fritas no forno. Se preferir outro acompanhamento propomos-lhe que escolha aqui.

 

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook e com a família e os amigos ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada

 

 

11 comentários

Comentar post