Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Lanches ÓTIMOS | Ovos

Desta vez vamos falar dos ovos. 

O ovo é uma proteína natural de grande valor nutritivo contendo os aminoácidos essenciais ao organismo humano.

O ovo já foi muito temido por se suspeitar que contribuía para aumentar o colesterol. O facto é que hoje isso já foi posto em causa em vários estudos científicos. No entanto mantemos presente a velha regra de variar muito e não exagerar em nada.

Para quem consome pouca proteína animal pode compensar com mais ovo. Eu pessoalmente sou fã da clara de ovo,que é mais rica em proteína, e tenho sempre um pacote por perto - invariavelmente faz parte do meu pequeno almoço, ou em panquecas ou em pãozinho ou em clara mexida, ou em omeleta ou ainda, nalguma outra ideia que surja  no momento. Dispenso a gema por ser a parte do ovo que  tem mais gordura o que não significa que não a use de vez em quando.

 

1. A forma mais prática de consumir ovo fora de casa é cozido. Já pensou que coisa mais prática. Um ovo cozido até vai embalado!!! ... é um excelente lanche e sacia bem para um lanche da tarde ou mesmo para um pequeno almoço.

 

egg-587297_1920.jpg

 2. Outra forma divertida de consumir ovo é bater alguns ovos e fazer pequenas omeletas no forno às quais pode adicionar fiambre, ervas aromática, atum, cebola...e tudo o mais que a sua imaginação permitir. Prático de fazer e ótimo para transportar numa caixinha e para consumir fora de casa.

egg-682645_1920 (1).jpg

 3. Para um lanchinho em casa. Uma torrada de pão escuro e um ovo estrelado. Excelente!

 

fried-eggs-456351_1920.jpg

 4. Uma bela omelete com salsa e cebola. Poderá fazer individual só com um ovo, para a lancheira ou até para servir de refeição acompanahda de uma boa salada verde.

kitchen-775746_1920.jpg

5. Para os mais gulosos aqui está uma solução tão simples quanto surpreendente, ovo mexido com chocolate. Veja a receita aquiOvos de chocolate2.jpg

 6. O ovo mexido, simples, é também uma ótima solução. Evite fazê-lo com manteiga. Use azeite ou óleo de coco, ou até água. Não tenha pressa. Para que o ovo fique cremoso deve ligar o fogão no mínimo até estar no ponto ou fazê-lo em banho Maria.

 

scrambled-eggs-474086_1920.jpg

  

7. Esta ideia agradará aos seus filhos. É muito semelhante aos ovos verdes...

Corte os ovos como vê na imagem. Mantenha a clara inteira em duas metades. Esmague as gemas misturando iogurte natural, um pouco de mel, umas gotas de vinagre balsâmico e especiarias de acordo com a sua preferência. Preencha  a cavidade do ovo com um saco pasteleiro e por cima componha pequenas tiras de cenoura ralada, courgette e beterraba.

deviled-eggs-861773_1920.jpg

 8. Uma sanduíche de ovo com pão escuro à qual se adiciona rúcula e um pouco de maionese caseira, é outra proposta Maria Ótima para os seus lanches fora de casa. Que tal?

egg-961144_1280.jpg

Bom apetite!