Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Magusto ou Mangusto | Receita tradicional do Ribatejo | REDON

20151108_115433.jpg

 

 

Magusto ou Mangusto é o nome de um acompanhamento inventado há muitos anos na região do Ribatejo, com o intuito de aproveitar sobras de pão, couves e até batatas cozidas. ( Na atualidade  há uma designação charmosa para isto:  REDON = (RE)stos (D)e (ON)tem) :) 

Apresenta-se com o aspeto de migas de couve e por tradição acompanha bacalhau assado na brasa, mas pode muito bem acompanhar qualquer carne ou peixe.

 

300g de caldo verde

1 lata pequena de feijão frade

3 dentes de alho

1/2 broa de milho triturada

Azeite, sal e vinagre q.b.

 

Coza a couve em água temperada com sal. Depois de cozida escorra-a, aproveitando duas chávenas de água da cozedura. Coloque a couve na tábua e dê-lhe uns cortes para depois ser mais fácil misturá-la.

Leve os alhos picados ao lume com o azeite e o sal, junte uma chávena de água da cozedura da couve, quando estiver a ferver adicione o a couve cozida e a broa triturada. Deixe ferver um pouco para que a broa absorva os líquidos. Se necessário acrescente a restante água.

Por fim junte o feijão escorrido ao preparado. Misture bem e retifique de sal.

Desligue o calor, adicione um fio de vinagre e volte a misturar muito bem.

Bom apetite

 

 

2 comentários

Comentar post