Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Manteiga de coco | cozinha alternativa

Manteiga de coco_Maria Ótima3.jpg

 

A Manteiga de coco é a nossa descoberta mais recente! Estamos muito entusiasmadas com esta experiência.

Fácil e deliciosa, não tem, no entanto uma textura lisa, fica sempre com um resíduo granulado do coco! De qualquer modo agrada-me, e muito, porque adoro coco!!! Além disso, sendo feita a partir do coco ralado obtemos toda a gordura natural do coco, sem processos de extração industriais.

Diria que a podemos usar não só no pão como em cozinhados e em múltiplas outras situações: misturado com cacau, com açafrão, canela, mel, em refeições com caril, em substituição das natas, para preparações no forno, em mousses e gelados,...e em substituição do óleo de coco.... mas não resulta para untar frigiediras e fritos porque o resíduo queima. Estamos a desenvolver o processo de extração de óleo e assim que tivermos bons resultados informaremos aqui....

 

Como fazer?

Use um pacote de coco ralado (eu usei metade porque o meu processador tem um copo pequeno), e triture num processador de alimentos até obter manteiga. Pode demorar entre 10 a 15 minutos até obter um creme fluído, uma vez que depende da velocidade do seu processador (observe as fotografias para perceber melhor o procedimento). Vá parando e deixe a máquina arrefecer para não a esforçar e vá limpando o copo por dentro e empurrando o coco para baixo para que triture todo.

A manteiga de coco pode apresentar uma consistência líquida nos dias mais quentes e mais durinha nos dias mais frios..Sugiro que não guarde a manteiga no frigorifico se a quiser usar como creme, no entanto, ao fim de algum tempo ela endurecerá. Se a quiser voltar a usar em creme terá de a aquecer em banho maria.

. Manteiga de coco_Maria Ótima.jpg

Manteiga de coco_Maria Ótima1.jpg

Manteiga de coco_Maria Ótima2.jpg