Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Mitos alimentares que teimam em não morrer | Saúde

Por Filipa Vicente

Nutricionista

 

Por vezes é mais fácil responder a mitos do que passar um plano alimentar porque pouco a pouco vai começando a perceber que a alimentação não é uma ciência complicada, nós é que a complicamos... comer é um acto tão simples como respirar, o seu sucesso depende de hábitos que consegue manter a longo prazo por isso se houvesse de facto algo que fosse tão perigoso assim, não acha que funcionava com todos?

 

 

fruta.jpg

 

Mito

Comer hidratos de carbono depois das 17h/18h engorda.

 

O que engorda é o excesso energético ou calórico, o timing é irrelevante. Imagine a seguinte situação, passa o dia todo fora de casa e tem refeições nem sempre confecionadas com todo o controlo e cuidado. Mas chega a casa e pode ter um jantar cuidadosamente preparado, não acha melhor comer aí o arroz ou a massa?

Só tem de controlar a porção, e sabendo que vai poder fazê-lo, estamos certas de que vai encarar a refeição como um prémio pelo dia duro que teve e mais facilmente vai seguir o plano. Se, por outro lado, chega a casa cansada e acha que depois do lusco fusco já não pode comer nada “palpável”, imagine a satisfação (ou falta dela) a longo prazo.

 

Mito

Beber água à refeição engorda

 

Se o que engorda é o excesso de calorias e a água não tem calorias... o nosso corpo não consegue gerar ali nada que justifique esse efeito.

Beba uma porção equilibrada de água à refeição, o único risco passa pelo facto de se beber muito vai diluir os sucos digestivos e atrasar a digestão o que pode ser desconfortável.

 

Mito

O ovo aumenta o colesterol

 

O colesterol alimentar (do ovo, marisco, etc.) não contribui diretamente para o aumento do colesterol no sangue. Há factores muito mais prejudiciais: gordura hidrogenada presente nos alimentos processados.

Por isso, se tolera bem o ovo, pode perfeitamente começar por comer 1 ovo por dia como fonte proteica. Quantas pessoas eliminam o ovo da alimentação porque têm medo do colesterol e no entanto os valores continuam altos? Pense nisso...

 

Mito

Comer fruta sozinha dispara os níveis de açúcar

 

A fruta tem sobretudo frutose que tem um impacto mínimo ou mesmo inexistente na glicemia, e tem também fibra que pode ajudar atenuar esse impacto ainda que vestigial.

O motivo pelo qual não deve comer fruta sozinha, à partida, prende-se com a saciedade. Se juntar algumas amêndoas ou nozes, fontes de gorduras boas, vai ajudar a promover maior saciedade. Mas se estiver com fome e roer uma maçã, provavelmente vai sentir que não serviu de nada.

 

Mito

O alimento X é muito calórico

 

TODOS os alimentos têm calorias, menos a água. É importante saber o valor energético e saber que determinados grupos de alimentos têm maior densidade energética mas isso não quer dizer que tenha de deixar de os comer. Simplesmente tem de ter cuidado com a porção e esta deve ser ajustada às suas necessidades.

 

 

1Filipa.jpeg

 

https://www.facebook.com/afilipanutricionista?fref=ts
https://www.filipavicente.net