Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Não fuja da gordura | 3 Gorduras (muito) femininas

 

nut-1022491_1920.jpg

 

Por Filipa Vicente

Nutricionista

 

A gordura, ou lípidos,  tem sido desde há algum tempo um nutriente muito negligenciado. Pelo seu maior valor energético, é o primeiro a ser sacrificado num plano alimentar de emagrecimento ou mesmo apenas de controlo de peso.

No entanto, a gordura tem um papel determinante tanto a nível nutricional como metabólico e fisiológico, sendo crucial num plano alimentar adequado para todos objetivos e ainda mais importantes na perda de gordura.

No entanto, a grande dor de cabeça passa por escolher bem e tirar o melhor partido de cada fonte.

 

Abacate

Uma excelente fonte de ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado com inúmeros benefícios na saúde do seu coração. Ajuda a manter o colesterol controlado, mas sobretudo aumentar os níveis de HDL, o que reduz o risco de aterogénese. Fornece também vitamina E e potássio, além de vitaminas do complexo B como a B6, crucial na produção de energia.

Perfeito para substituir a manteiga no pão mas também para uma saborosa mousse, combinada com iogurte ou queijo fresco batido.

 

Azeite

A fonte por excelência de ácido oleico fornece muito mais do que isso, mas nem sempre aproveitamos essa riqueza. O azeite tem uma riqueza única em polifenóis com múltiplos benefícios na saúde: anti-inflamatórios, antioxidantes, anti-tumorigénicos e anti-cancerígenos.

O segredo para aproveitar esta riqueza passa por utilizar um azeite de elevada qualidade, virgem extra, e sempre que possível em cru. Ou seja, deve cozinhar com azeite mas moderar a quantidade e preferir usar algum também no tempero dos alimentos.

 

Nozes

Já reparou que a noz tem a forma de um cérebro humano? Não há coincidências. Trata-se do fruto seco gordo com maior riqueza e densidade nutricional. Fornece vitamina E, diversos minerais como o selénio, magnésio, zinco, potássio; fibra e ácidos gordos ómega 3.

Compre sempre com nozes com casca e parta no momento ou conserve as nozes partidas numa caixa fechada e escura, para proteger da luz e do oxigénio. Deve utilizar com moderação, 2 a 6 unidades médias são uma boa porção e tudo o que é demais faz mal.  São perfeitas para combinar com uma peça de fruta a meio da manhã.

1Filipa.jpeg

https://www.facebook.com/afilipanutricionista?fref=ts

 

 

 

 

 

 

 

olive-oil-968657_1920.jpg