Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

"Pasta" Konjac | 10 calorias por 100gr

Konjac1.jpg

 

As massas Konjac  têm feito muito sucesso nas dietas de baixas calorias.

O Konjac, é de origem  oriental e muito popular nos países asiáticos. Trata-se de uma raiz composta essencialmente por água e cerca de 4% de uma substância chamada Glucomanano - uma fibra solúvel capaz de absorver cerca de 100 vezes o seu volume em água, forma por isso no nosso organismo um gel que ajuda à sensação de saciedade.

O Konjac tem um baixo valor energético - cerca de 10 calorias por 100gr, e não tem quantidades significativas  de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais e por isso deve ser usado com parcimónia.

Está à venda em casas de produtos naturais e não é propriamente um produto barato mas pode ser usado para matar a saudade das massas e por mim está aprovadíssimo e resulta tão delicioso quanto o esparguete a que estamos habituados.

 

 

250gr. de esparguete Konjac

1 cebola

3 dentes de alho

1 posta de salmão (usei congelado)

3/4 raminhos de bróculos mal cozido (entalados)

1 ovo inteiro

2 colheres de sopa de azeite

sal pimenta

Molho de soja (facultativo)

sumo de limão (facultativo)

 

Cozinhe o salmão na frigideira com um dente de alho, e uma cebola cortada em pedaços pequenos, quando estiver quase cozinhada desfaça-a para que absorva os o sabor do alho e da cebola. Tempere com sal e pimenta.  Reserve noutro recipiente fora do calor.

À parte passe o esparguete por água fria e escorra-o, de seguida escalde-o por 1 minuto. Escorra-o e verta-o para a mesma frigideira onde cozinhou o salmão. Deixe por cerca de um minuto em lume brando e envolva o ovo no esparguete. Mexa bem e junte ao preparado o salmão e os bróculos em raminhos bem pequenos.

Retifique os temperos. Antes de servir tempere com um pouco de sumo de limão

Sirva quente. Se gostar pode em alternativa ao limão adicionar molho de soja.

Konjac.jpg