Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Pastéis de legumes no forno

pasteis de legumes.jpg

 

Esta receita é ótima para aproveitamento de legumes ou carnes. Os pasteis são muito adequados para transportar na lancheira ou para pequenos snacks.

 

2 cebolas grandes

1/2 pimento verde pequeno

1/2 pimento vermelho pequeno

200 g de espinafres descongelados e escorridos

1/2 lata de cogumelos

3 claras de ovo

2 colheres de sopa de farelo de aveia

250 gr de couve flor cozida

150 gr de grão de bico cozido

1 fatia de fiambre de frango ou perú com 1 cm de espessura cortado aos quadradinhos (em alternativa use atúm, ou aproveitamento de carnes)

1 colher de chá de iogurte natural magro

sal 

especiarias a gosto

2 colheres de sopa de azeite

 

Corte os legumes em pequenos pedaços e saltei-os, no azeite, começando pela cebola, por ser mais rija e vá introduzindo sucessivamente os pimentos, os cogumelos, e os espinafres. Tempere a gosto com sal e especiarias e adicione o fiambre.


À parte, no robot de cozinha CC ou na liquidificadora, ou varinha mágica, triture a couve flor com o grão de bico e o iogurte na velocidade 9.  Junte este o puré aos legumes e adicione a aveia. Retifique os temperos.

Entretanto bata as claras em castelo bem firme (na CC), na velocidade 7, sem a tampa doseadora, durante 5 minutos.

Adicione delicadamente as claras aos legumes.

Forre dois tabuleiros de ir ao forno com papel vegetal e disponha colheradas, da mistura, de modo a formar pequenos pasteis ou bolinhos.

Leve a forno bem quente cerca de 40 minutos.

 

 

 

pasteis de legumes .jpg