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Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Quinoa | Um superalimento | Ideal para dietas de emagrecimento

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Muito rica em proteína de origem vegetal, a quinoa ganhou protagonismo nos últimos tempos nas mesas portuguesas. Não fosse o seu preço um pouco alto e a sua popularidade seria ainda maior.  Na sua composição encontram-se também quantidades significativas de ómega 3 e 6 e de aminoácidos. Este cereal é também isento de glúten e rico em cálcio, fibras, vitaminas do complexo B e ferro. Estas e outras são razões suficientes para a termos por perto e a consumirmos com regularidade.

A sua preparação é muito simples mas recomendamos que não esqueça de lavar a quinoa muito bem lavada e de a tostar previamente.

 

1 chávena de quinoa

2 chávenas de água ou caldo de legumes
sal 
1 colher de azeite/óleo de coco

Lave bem a quinoa em água corrente num escorredor, esfregue-a muito bem para a libertar  do sabor amargo.

Deixe-as escorrer.
Numa frigideira anti-aderente aqueça 1 colher de azeite e junte a quinoa. Toste a quinoa durante cerca de 4/5 minutos, até a cor ficar dourada.

Ferva  2 chávenas de água com um pouco de sal e junte à quinoa. Cozinhe por cerca de 10 minutos desligue o fogão e deixe-a descansar mais uns 7/8 minutos para absorver a água.

Solte a quinoa com um garfo e sirva como acompanhamento de carne, peixe ou junte-a a saladas etc...

Se quiser pode cozinhá-la como faz com o arroz fazendo, depois de a tostar, uma base de alho e cebola, e tempere-a com coentros em pó, açafrão, cominhos, e gengibre em pó, adicione ervilhas ou cenoura ralada.

A foto mostra quinoa que cozinhámos para acompanhar Beringelas recheadas, juntámos à base alho esmagado e pimento vermelho. Ficou uma delícia.