Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Sopa de Ovo | Recriámos a açorda alentejana | 3 minutos

Sopa de ovo Maria Ótima

Revisitámos a tradicional açorda alentejana ou sopa de pão,e criámos uma sopinha ultra rápida, procurando os sabores mais típicos e a leveza do caldo com aroma a coentros e vinagre....tão reconfortante! Os alentejanos como eu julgo que me compreendem... :)

Para mim esta sopa é 5 estrelas, posso afirmar até que é dos pratos de que mais gosto. Acreditam???

Esta sopa é adequada para dietas de baixas calorias. Ingredientes calculados para uma pessoa.

 

1 ovo grande

7,5 dl de água a ferver 

2 dentes de alho esmagados

2 a 3 pés de coentros

sal q.b.

vinagre q.b.

meia colher de sopa de azeite

 

Numa tigela onde vai servir bata o ovo e adicione-lhe os alhos esborrachados com uma pancada, o sal, o vinagre, o azeite e os coentros picados. Verta a água a ferver sobre o preparado mexendo ligeiramente com um garfo. Deixe repousar um pouco, prove e retifique de sal e vinagre e sirva.

O vinagre dá a esta sopa um sabor único e indispensável, assim como os coentros. Também pode usar poejos frescos em vez dos coentros.

 

 

NOTA: A quantidade de água depende da sopa que quer fazer, se quer uma sopa mais liquída ou mais consistente. Também pode acrescentar mais ovo, dependendo do que pretende. Muitas vezes faço, só para mim,  com um ovo e acrescento uma ou duas chávenas de chá de claras liquídas como reforço.

 

Sopa de ovo_Maria Ótima2g.jpg