Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Maria Ótima

Na cozinha, como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Terrine de Beringelas | Maria Ótima

A terrine é um prato tipicamente francês que inspirou esta nossa criação. Está testada e aprovada com ótimo paladar e é um prato com excelente apresentação que não é difícil de fazer mas que deve ser feito de véspera. É ideal para momentos de festa, uma vez que se prepara com antecedência, ou ainda para fazer no fim de semana e deixar pronto, no frigorífico, para almoços ou jantares. É excelente para dietas de emagrecimento e pode ser servido quente ou frio.

 

Terrine de beringela.Maria `otima.1mpg.jpg

 

3 beringelas (escolha as mais compridas que puder)

2 peitos de frango

2 cebolas

Metade de um pimento vermelho cortado aos quadradinhos

Metade de um pimento verde cortado aos quadradinhos

Sal e pimenta

Açafrão e nós moscada

1 ramo de cheiros (coentros e salsa)

Orégãos

1 colher de sopa de iogurte magro

1 ovo

200 g de queijo fatiado magro

Sumo de  um limão

 

Corte o peito de frango aos quadradinhos e tempere com sumo de limão, sal,  pimenta e uma colher de sopa de açafrão.

Com o descascador de legumes descasque as beringelas tendo o cuidado de deixar as tiras de casca inteiras. Reserve.

Entretanto pincele as beringelas com sumo de limão para que não oxidem.

Forre uma forma de bolo inglês com as cascas da beringela tendo o cuidado de as entrelaçar e de as deixar unidas. Se as cascas não forem suficientes corte algumas tiras de polpa de beringela com o descascador de legumes e complete a forma. Tenha o cuidado de deixar as pontas caídas para fora de forma a que no final possam forrar a parte de cima da terrine. Disponha agora uma camada de queijo às fatias no fundo e nas laterais e deixe duas fatias para a parte de cima.

Num wok leve a cebola cortada,às tiras largas, a alourar. Introduza o peito de frango temperado, o ramos de cheiros picados, o pimento e uma das beringelas cortada aos quadradinhos pequenos. Deixe apurar para que fique sequinho. Retifique os temperos.

Verta o preparado na terrine  e alise.

Bata o ovo com o iogurte e tempere-o com orégãos, disponha na forma, sobre o preparado, alise novamente e deixe que o ovo e o iogurte escorram para baixo. Comprima um pouco para que não fiquem espaços abertos.

Forre agora, por cima, com as restantes fatias de queijo e dobre as cascas da beringela sobre o queijo. Tente que tudo fique perfeitamente unido sobrepondo de forma entrelaçada as pontas das cascas.

Leve ao forno durante 30 minutos. Se criar algum liquido durante a cozedura, escorra-o para que a terrine fique sequinha.

Deixe arrefecer e leve ao frigorífico para consolidar. Desenforma bem, mas tenha o cuidado de despegar as laterais antes de tentar desenformar.

Sirva quente ou frio acompanhado das outras duas beringelas grelhadas e temperadas com azeite e orégãos.

 

Gostou?

Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)

Muito Obrigada

 

 

1 comentário

Comentar post