Empadinhas especiais | com farinha de frango
Estas empadinhas podem ser feitas com qualquer aproveitamento de legumes já pré cozinhados.
Tinha esparguete de legumes (de courgette, cebola e batata doce) e aproveitei para usar a farinha de frango que tinha congelada.
A grande surpresa em relação à farinha de frango é que não estava em bloco. Foi muito fácil meter a colher e separar a farinha, apenas ficaram alguns grânulos como os do açúcar amarelo mas que se desfazem facilmente tal como os do açúcar. Portanto a minha conclusão é de que não vale a pena guardar esta farinha no frigorífico uma vez que não aguenta mais do que dois dias. Por outro lado, no congelador há muito mais garantias de manter o produto com a qualidade alimentar que se exige e é de fácil utilização.
A farinha de frango pareceu-me uma experiência muito interessante, positiva e saborosa, as empadinhas e os pãezinhos que fiz ficaram fofos,e com uma textura semelhante à da farinha convencional. É para repetir!
Posto isto vamos à próxima experiência:
Esta receita dá para 6 empadinhas
Ingredientes:
óleo de coco ou azeite ( para untar as formas)
Legumes pré-cozinhados
4 ovos
5 colheres de sopa de farelo de aveia
10 colheres de sopa de farinha de frango
1 colher se chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de iogurte magro
noz moscada qb
sal e pimenta qb
Em tabuleiros com formas individuais, bem untados com óleo de coco ou azeite, disponha os legumes variados pré-cozinhados até um terço do volume da forma ou no limite até metade.
Num recipiente medidor com bico para ajudar a verter os líquidos misture os o iogurte com os ovos e em seguida o farelo e a farinha de frango, por último a noz moscada e o sal e a pimenta. Bata tudo muito bem e verta nas formas dos tabuleiros, deixando cerca de um centímetro para que cresçam.
Leve ao forno a 180º entre 30 a 40 minutos.
Uso estas empadinhas para pequenos lanches entre as refeições. São fáceis de transportar e são altamente proteicas, conjugando também as vitaminas dos legumes.
Pode, no entanto, usá-las como refeição acompanhadas de uma boa salada ou, por exemplo, de esparguete de legumes (receita aqui). Se preferir outro acompanhamento pode escolher aqui
Gostou?
Deixe-nos a sua opinião e partilhe no seu facebook ( encontra os links no fim desta página)
Muito Obrigada