Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Ótima

Na cozinha como na arte não há certo ou errado, há opções práticas, saudáveis e combinações inusitadas, coloridas pois nem tudo o que sabe bem faz mal!

Qua | 07.07.21

Grelhada Mista | Opção vegetariana

A receita de hoje expressa liberdade criativa, bom humor, e vai ao encontro do colorido e dos apetites de verão. Grelhados e saladas!!!

De facto uma das coisas que me dá prazer é fazer experiências culinárias e ver a satisfação no rosto da família que partilha a mesa comigo.  
Nos últimos tempos a minhas atenções têm estado mais voltadas para os vegetais e legumes. Apesar de comer carne e peixe de vez em quando, a minha alimentação é, atualmente, essencialmente vegetariana. Assim, desta vez o almoço cá em casa foi uma grelhada mista de vegetais com molho de azeite e nozes.

Acreditem que não sinto nenhuma falta da carne ou do peixe. Estava deliciosa e por isso quero partilhar a receita convosco.

 

INGREDIENTES PARA O MOLHO:

Azeite q.b.
Meia chávena de nozes pecan
Coentros q.b.
1 a 2 colheres de sopa de molho de soja
Pimenta q.b.
Sal q.b.

INGREDIENTES PARA A GRELHADA MISTA:

1 Cebola roxa
1 curgete grande
1 beringela grande
2 pimentos vermelhos
1 pimento verde

Comece pelo molho triturando ou cortando as nozes, com uma faca. Ponha-as numa tigela pequena juntamente com os coentros picados (a quantidade depende do seu gosto) um pouco de pimenta e duas colheres de sopa de molho de soja (não acrescento sal porque o molho de soja já é bem temperado de sal). Adicione o azeite e prove, pode ser necessário um pouco mais de molho de soja para equilibrar o sabor. Reserve.

Entretanto corte as beringelas, as curgetes (logitudinalmente) e as cebolas em fatias de um cerca de um centímetro.

Salpique as beringelas com sal e reserve num escorredor enquanto trata de cortar os pimentos em 3 partes e de os levar ao grelhador do forno por cerca de 10 minutos para queimar a pele. Limpe os pimentos das peles e disponha-os numa travessa. Regue os pimentos com o molho de nozes para irem ganhando sabor.

Grelhe as curgetes e as cebolas numa chapa por alguns minutos até que estejam ao seu gosto. Sugiro que seja em fogo alto para que fiquem tostadas, mas crocantes. Enquanto as curgetes grelham passe as beringelas por água para lhes retirar o sal e seque-as com um pano. Grelhe-as da mesma forma que grelhou as curgetes.

Disponha as curgetes e as beringelas em camadas sobre os pimentos e vá regando com o molho de nozes.

Decore com as rodelas de cebola grelhadas e com um pouco de pimento vermelho para dar cor. Acompanhe com uma salada mista e delicie-se.

Gostou? Conte-nos a sua experiência. Bom apetite!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.